Introdução
Desde novembro de 2006, quando o site Blender Masters entrou no ar, a proposta de incentivar o uso profissional do Blender em arte 3D, criação de jogos, animação, curtas e nas muitas tarefas possíveis de serem feitas com este software, continua a caminhada para disponibilização de material de qualidade para os usuários deste fabuloso software livre.
Muito caminho foi trilhado até a presente data e muitos esforços foram feitos para disponibilizar um bom conteúdo em tutoriais, notícias e downloads para a comunidade.
Neste ano de 2008, muita reorganização foi feita: atualizações de sistema do site, correções de bugs, ajustes no layout e até otimização do conteúdo para ser possível encontrar mais facilmente tutoriais nas buscas.
Seguindo a filosofia de incentivar cada vez mais o uso do Blender, o site Blender Masters organizou o Contest #2 – Modelagem de personagens. Este tema teve como origem o livro sobre Blender “Modelando Personagens com o Blender 3D”, de autoria de José Fernando Reinicke, o qual a editora Novatec gentilmente concordou em premiar com um exemplar o primeiro colocado neste contest.
Um muito obrigado a editora Novatec pelo apoio e boa sorte aos participantes.
Objetivo
Este contest tem como objetivos:
- Incentivar o uso profissional do Blender;
- Revelar talentos dentre a comunidade de usuários Blender.
Tema
“Modelagem de personagens”
Regulamento
Premiação
1º Lugar – 1 Exemplar do livro “Modelando Personagens com o Blender 3D” de autoria de José Fernando Reinicke, Notatec Editora
2º Lugar – 1 Camiseta do site Blender Masters
3º Lugar – 1 Camiseta do site Blender Masters
Participação
- A participação será individual;
- Não será cobrada taxa de inscrição;
- Para inscrever-se o candidado deve postar o seu trabalho DURANTE O DESENVOLVIMENTO (WIP) e APÓS A CONCLUSÃO;
- Os trabalhos em progresso devem ser postados no fórum específico (WIP) do site Blender Masters para o Contest #2 – Modelagem de personagens pelo autor, sob tópico na seguinte maneira nomenclatura:
WIP - Nome ou apelido do Autor
- O desenvolvimento deverá ser mostrado por fotos periódicas (screenshots) da evolução do trabalho, tanto modelagem como renderizações;
- Os trabalhos finais devem ser postados no fórum específico (Trabalhos finalizados) do site Blender Masters para o Contest #2 – Modelagem de personagens pelo autor, sob tópico na seguinte nomenclatura:
Trabalho finalizado – Nome ou apelido do Autor
- A entrega do trabalho final consiste em uma renderização arte-finalizada e entrega do arquivo .blend original.
Softwares permitidos
Para desenvolvimento principal, deverá ser utilizado o software Blender. Desenvolvimento principal constitui-se de modelagem, texturização e renderização;
Qualquer outro software, livre ou comercial, pode ser utilizado para complementos de arte-final (Ex.: GIMP ou Photoshop).
Projeto final
Não serão aceitos projetos inacabados (WIP);
A imagem renderizada final deverá possuir uma resolução de 800x600 ou 600x800;
O arquivo .blend deverá ser disponibilizado como anexo no tópico de entrega do trabalho final.
Prazos e datas
23 Jun 08 – Início oficial da competição
A partir desta data todos os participantes podem começar a desenvolver seus trabalhos.
22 Ago 08 – Última semana para entrega dos trabalhos finalizados
A última semana de agosto será o prazo máximo para entrega dos trabalhos, sem prorrogação.
31 Ago 08 – Último dia para entrega dos trabalhos.
Último dia para entregar a renderização final e o arquivo .blend. O material finalizado será aceito até as 23:59 do dia 31 Ago 08.
01 Set 08 – Início da avaliação dos trabalhos pela banca examinadora.
14 Set 08 – Divulgação dos resultados e dos premiados.
Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados por uma banca examinadora estruturada por integrantes convidados pelo site Blender Masters.
Critérios de avaliação:
1) Originalidade:
Pontuação referente a criatividade com que foi abordada o tema de 1 – Muito Pouco Original à 5 – Muitíssimo Original
2) Complexidade da modelagem:
Pontuação referente ao nível de detalhes dos objetos em cena de 1 – Pouquíssimos Detalhes à 5 – Muitíssimo Detalhada
3) Composição da cena:
Pontuação referente aos personagens na cena e como eles se relacionam entre si e com o cenário de 1 – Relação fraca com o cenário ou outros personagens à 5 – Relação dinâmica com os outros personagens e cenário;
4) Avaliação geral da banca:
Opinião de desempenho do trabalho de um modo geral de 1 – Muito Fraco à 5 – Excelente.
Referências, dúvidas e sugestões
Dúvidas, críticas e sugestões podem ser dadas a qualquer momento no fórum do Contest #2 no site Blender Masters.
Links:
Blender Masters:
http://www.blendermasters.comFórum Blender Masters:
http://www.blendermasters.com/cms/pt-br/forum.htmlSite oficial do Blender:
http://www.blender.orgConsiderações finais
Este contest tem como objetivo principal o incentivo. Jamais o autor teve a intenção de criar uma disputa desleal entre os competidores.
Dessa forma, uma boa sorte a todos os competidores e que o contest seja um grande passo para o incentivo de uso do Blender em ambientes profissionais no Brasil.